segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como bom vendedor, conselho eu não dou, Vendo !!

 
                     Ora, em que momento poderia eu cobrar de minha equipe de venda um conselho?  Diretamente não, mas na prática a cobrança vem com o resultado.  Que bom que seja assim por mais que pareça agressivo, afinal, o resultado positivo de um esforço de venda é agressivo, podemos tomar de exemplo um atleta de ponta, em seu ápice, ele sofre, seu treinamento é agressivo e incessante, a dor geralmente é inevitável e a glória de uma conquista o faz esquecer-se do sofrimento instantaneamente. 
              O resultado positivo é o ápice de um bom vendedor, sabemos o quanto ele é almejado e quanto é árduo sua conquista, enumero alguns tópicos a refletir:
·         Na sua apresentação esteja sorridente, um sorriso quebra a resistência, a seguir seja agressivo comercialmente, tome a rédea da situação, não dê tempo para que o cliente esboce uma negativa, surpreenda-o com seu conhecimento sobre a empresa, seus produtos e o mais importante, suas promoções. Nunca aceite o “primeiro” não como resposta.
·         Todo bom vendedor age como um consultor de vendas, se você não conhece o que vende                                                                                           passa insegurança, aprimore seu conhecimento sobre seus produtos, se não souber não se envergonhe em perguntar, muitos clientes gostam e se sentem bem em ajudar.
·         Conheça seu cliente, tente perceber sua personalidade, por exemplo:
Clientes indecisos não tomam decisões rápidas, se você não decidir por ele pode perder um bom negócio, aja rápido e seja decidido, não ofereça produtos com características iguais que levem o cliente e você a uma indecisão, seja categórico, escolha mentalmente um e ofereça decididamente.
Clientes prepotentes, que conhecem tudo e sabem de tudo, procuram súditos. Seja um bom ouvinte e ofereça prontamente aquilo que o cliente procura, não tente argumentar qualidades de produtos similares, seja um negociador com este tipo de cliente, ofereça o que ele quer e tente negociar na quantidade quando possível, estes clientes tem como característica comprar muito para demonstrar poder, use-o a seu favor.                                             
Clientes coração, por ser o mais fácil de negociar, tornam-se os mais perigosos, este cliente espera muito de você, tem total confiança em você, guarda o pedido para você. Esse cliente não aceitará um desvio seu, um ato falho com este cliente pode lhe levar a perdê-lo.
·         A interação entre toda a equipe de venda é fundamental para que todos se sintam a vontade e motivados em buscar novos resultados,
·         Resultado, meta, premiação, todos estes tipos de estímulos são fundamentais. É o “treinamento do vendedor” se o compararmos ao atleta, é árduo, tem que ser agressivo, afinal a recompensa só virá se você se dedicar se doar, se for responsável e principalmente se agir de forma compromissada e organizada.

Um forte abraço a todos e que destes conselhos o nosso pagamento seja em resultado nos dando troco, ainda!!

Fernando Antunes

Um comentário:

waldirtambasa@hotmail.com disse...

Em 45 anos de vendas tendo inclusive gerenciado algumas equipe. Não tive e não soube de profissionais que tivessem este seu comprometimento. Sinto-me um pessoa abençoada por ter a oportunidade de conviver com um profissional como você, tenho consciência da importância que a TAMBASA passou a ter na minha vida profissional. Obrigado por tudo.

WALDIR LOPES