segunda-feira, 4 de julho de 2011

E aí meu amigo, tá passeando!

          Quem já não ouviu esta frase ao visitar um cliente? Quem já não se intimidou ou mesmo por alguns segundos pasmou e pensou em uma boa resposta?
          Eu já. Ora, ao elaborarmos uma rota e visitarmos nossos clientes contamos em ser bem recebidos, atender bem e levar ao cliente o que temos de melhor, contanto em dar um bom atendimento e realizar uma boa venda, agora, receber de contrapartida um “tá passeando”, ás vezes dói. Nem todos os clientes fazem por mal, vale à pena ponderar, mas na maioria das situações parece que estamos ali atrapalhando.
         Levanto este assunto por achar que na grande maioria dos clientes falta a percepção que os representantes, vendedores, colaboradores, seja lá qual for sua nomenclatura, vai até o cliente levar uma parceria comercial. A visão romântica da venda do passado, do aperto de mão, do cafezinho no botequim, da amizade comercial não pode virar um estorvo, um “não preciso de você” ou simplesmente uma vã negociata. Quem ao ler este artigo agora, lembra da última vez que chamou ou foi chamado por seu cliente a tomar um cafezinho no bar ao lado? Mas aposto que se lembra, de ter tomado aquele café do balcão, por vezes frio, sem interação.
          Para você cliente amigo que falo hoje, precisamos resgatar o romantismo da venda, a interação com o representante, o comprometimento de seu vendedor, as parcerias geram resultados positivos e precisam ser cultivadas sem prepotência e autoritarismo, ninguém e forte sozinho e se é, muitos o ajudaram neste caminho.
         Tempo é dinheiro para você?! Sua vida de comerciante é corrida?! Você não tem tempo pra nada?! Eu acredito, mas gostaria de lhe fazer uma pergunta cliente amigo: - Quantas vezes ao receber a visita de um representante em seu comércio o deixou aguardando por seu atendimento por mais de quinze minutos? Meia hora? Ou fingiu nem lhe ver e foi embora? Pena que uma minoria tenha a percepção que este tempo tão precioso seja fundamental para a vida e os bons negócios de um representante, o dia para o profissional de vendas é mais curto que para os clientes que ele visita, demonstrarei de uma forma simples: uma loja geralmente abre as 08:00h, as mercadorias são arrumadas na loja para o dia e por volta das 09:00h já esta pronta para receber a clientela, horário este de maior movimento que se estende e na maioria das vezes os comerciantes não gostam de atender representantes para poder dar uma atenção maior aos seus clientes, por volta das 11:00h começa o período de almoço, horário que os comerciantes saem para almoçar e retornam por volta das 13:00h/14:00h, aí começa o drama, a grande maioria pede para que o representante venha lhe atender no período, das 14:00h às 15:00h, pois as 16:00h têm que ir para banco, retornando da estressante fila bancária por volta das 17:00h, alguns também recebem neste horário, mas estão sem foco e encerrarão o expediente do seu comércio às 19:00h, sem contar os muitos que ainda marcam dia para atendimento e parecendo combinar, marcam todos para um mesmo dia e hora.
         Viu! Nosso tempo é bem mais curto que o seu cliente amigo e mesmo assim chegamos sempre com um sorriso, com uma “carta na manga” e com o desejo de tomar um cafezinho no bar ao lado.

Fernando Antunes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, parabéns pelo texto.