quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Conversa Fora!

          Sabe!  Hoje me deu vontade de “jogar conversa fora”.  Será mesmo?  Será que sempre que nos reunimos nos encontramos ou paramos para conversar com alguém ou em grupo “jogamos conversa fora”? Tenho certeza que não, essa troca é salutar e enriquecedora.
        Quantas vezes você vai a um cliente e ao invés de ir vender, vai “joga conversa fora”, fala de coisas do dia a dia, estreita uma relação, descobre segredos ou se acumplicia com intimidades de seus clientes. Pode não parecer, mais isto faz parte de uma relação comercial também, estreita laços e as conversas não se jogam fora, ao contrário, se acumulam como um backup e devem ser muito bem guardados, acumulados, como qualquer relação de intimidade, em segredo, sigilo. Estas informações são seu laço com seu cliente, e nunca deve ser desatado por você.
          Ser amigo de seus clientes não lhe da o direito de viver a vida deles, não confunda, espere ou aguarde ser convidado para participar de algum encontro ou evento com seu cliente, isso sempre deve partir primeiro dele, depois o próximo convite pode ser o seu. Verdade que não fará amizade ou “jogará conversa fora” com todos seus clientes, mas praticar esta relação é importante. Não se deixe parecer invasivo. Seu cliente ao lhe conhecer melhor, vai estreitar este relacionamento naturalmente.
          Falar com seu cliente usando exemplos de casos de outros clientes, mesmo que fique claro, sem nunca ainda dizer nomes, mesmo assim não é de bom tom, afinal o cliente vai achar que você também pode dar exemplos de casos dele para outros também. Parece que estou aqui “jogando conversa fora”, eu sei, mas só quem tem esta relação de amizade e confidencialidade com seu cliente, pode vivenciar o quanto que isso é importante e até gratificante para você enquanto profissional. Ter esta confiança de seu cliente não tem preço e isso com certeza vão fidelizar você, ainda mais aos seus clientes.
          Muito de nós sabemos que muitos clientes compram com você enquanto representante, mesmo não gostando de sua empresa, por ter esta afinidade com você, esta relação de amizade que se construiu com o tempo, vindo às vezes até de outras pastas, empresas. E isso pode ter certeza que também é muito importante para a empresa atual que representa hoje, cada vez mais se procuram profissionais com este perfil, as empresas nem sempre parecem ser perfeitas em tudo ou para todos, uma vez que a complexidade de seu coorporativo, não agrada a todos os clientes, assim esta relação, esta bagagem que o representante traz com seus clientes, torna-se fundamental para que a relação comercial com aqueles que não se agradam da empresa seja praticada, sua bagagem vai gerar resultados para você e para a empresa que representa.
          Faça sua mala, aumente sua bagagem, com honestidade e princípios, interaja com seu cliente, seja parceiro, construa relações comerciais e de afinidade e saiba com honestidade e confiança saber tirar proveito desta relação. Como uma moeda, há dois lados, um deslize seu pode ser sua destruição no mercado.
         “Jogamos conversa fora”, acho que não, nunca!

Fernando Antunes.

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