segunda-feira, 9 de novembro de 2015


Crise?!...Qual Crise?!

        Quem de nós já não passou por dificuldades neste país ao longo de algumas décadas passadas? Quem já não as superou? Quem nelas sucumbiu? Quem nelas prosperou?
          

           As crises ou dificuldades financeiras que um país passa se reflete num mau gerenciamento da coisa pública, da falta de planejamento ou na forma politica de gerenciar os processos políticos.

          Enumerar aqui os motivos da crise não é o meu propósito e sim o que desejo aqui é discutir, como empresas prosperam em tempos de dificuldades e mais, como algumas fazem destas dificuldades trampolim para crescimento e prosperidade. A maioria das empresas não faz planejamento financeiro, vivem um dia pelo outro, fazem compras pensando na venda imediata para liquidação dos títulos desta mesma compra, não trabalham com reserva, nem com perspectiva de mercado, não trabalham produtos de maior giro para elevar o caixa e nem programam as compras de produtos de menor giro para evitar o esvaziamento do caixa. A programação na hora de comprar é tão importante quanto à realização das vendas. Comprar é uma arte, afinal se ganha na compra e não na venda, este ganho estimado deve estar orçado para que o planejamento de sua empresa esteja dentro dos limites de gastos que você terá para absorver e gerar lucro ainda, zerar não é tão ruim, mais não é o importante para se passar por uma crise.  Uma empresa deve além de gerar lucro, reservar parte deste como capital de giro e reserva para ter “gordura para queimar” ao atravessar trechos turbulentos num período de crise. Saber comprar é fundamental, saber gerir sua empresa a mantendo enxuta, sem gastos extras e não abdicar dos investimentos também é muito importante. Nem sempre reduzir custos em pessoal é o melhor caminho, ficar sem corpo de venda em tempos de baixas vendas é se sentenciar ao fracasso. Cortes podem ser prepostos em várias etapas de seu negócio, como: redução de consumo de energia, redução de gastos com alimentação, redução com material de trabalho, reorganização de escala horária, recomposição salarial, mas reduzir o copo de vendas nunca. Se em sua equipe de vendas existem profissionais ociosos e aparenta ter colaboradores sem função, reinvente, que tal chegar num acordo num período determinado de tempo, reduzindo o salário em carteira e recompondo este salário com comissão sobre as vendas? Sim, diminui-se um pouco o salário em carteira, faz-se um acordo evitando a demissão deste colaborador, e como proposta, por exemplo, pagar um comissionamento maior sobre as vendas realizadas no período acordado, isto irá gerar um maior empenho do colaborador em buscar as vendas para sua empresa, aumentando o resultado para a empresa e para o colaborador, de tal maneira que terá seu ganho real mantido. É um exemplo simples de como se manter no mercado, de como realinhar as diretrizes da empresa em tempos de dificuldades e até de como enxergar uma nova maneira de gerenciar a empresa, isto pode levar a ganhos que sem a crise não poderia se pensar.

          Em tempos, a crise nos serve para que enxerguemos de maneira diferente a forma que vínhamos gerindo nossas empresas, nos fazem criar novas formas de gerir e crescer e com certeza se pode tirar proveito de momentos difíceis. Porque empresas grandes crescem em momentos de dificuldades? Porque já passaram por momentos assim outrora, e o aprendizado da superação destes momentos lhes fizeram enxergar novas diretrizes para suas empresas, tem até alguns ditados fortes que algumas empresas usam, como: “... enquanto alguns choram, nossa empresa vende lenço...”.
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          É mais ou menos por aí, não se absorva da crise, não se envolva com a crise, não se acumplicie da crise, busque suas soluções, seja pragmático, fiel aos seus princípios e mantenha-se focado no resultado e a crise passará como uma onda e você surfará sobre sua crista.


Fernando Antunes.   

2 comentários:

Unknown disse...


Parabéns, Fernando é com este argumento e este conhecimento que devemos ficar focado nos nossos resultados.
Valeu.

waldir lopes

Unknown disse...

Adorei Fernando! Vou imprimir e entregar para meus clientes