sábado, 28 de setembro de 2019

A vela e o barco!


Barco à vela ao entardecer
          Quem é mais importante, a vela ou o barco? Eu em certo momento me deparei com essa pergunta e naquele instante minha resposta pronta era: o Comandante. Me acovardei a acreditar que um dependia do outro, mas eu não concordo.
          Em uma reunião de empresa, em palestra de nosso diretor, o mesmo para abrir uma apresentação de resultados anuais, onde em minha gerencia, tinha se dado a oportunidade de um secretário perfazer a função de gerente comitente a minha gestão, e sabiamente, nosso diretor quis nos alinhar, mas na verdade o barco não depende da vela necessariamente, mas a vela necessariamente depende do barco e ambos de um Comandante.
          Um barco navega pelas correntezas sem rumo, sem direção, sem necessidade das velas, mas se tiver um comandante no leme não se chocará com as pedras. Já as velas sem o barco não navegam, nem se quer tem função, logo o barco com comando é muito mais importante que a vela, mais ainda, um barco com vela e sem vento não navega, mas com vento e comando chega ao destino, com ou sem vento, com ou sem vela. Basta os remos até pro barco.
          A metáfora acima a qual quero explicar, é que o comando é muito mais importante, nenhuma embarcação pode ter dois comandantes para dar destino, se ambos não estiverem alinhados ou subordinados, colocar dois comandos juntos é uma temeridade e um dos dois vai conflitar com o outro. Não se comanda nada sem hierarquia. Um país não tem dois presidentes, uma empresa não tem dois presidentes, povo e colaboradores seguem as diretrizes de seus comandantes e se em algum momento o destino não for o que se esperava, troca-se o comando.
          Não era esse meu caso, não achava que minha embarcação, que minha tripulação estava sem comando, ao contrário, estávamos chegando em todos os destinos programados, em todas as metas da viagem programadas. Nos tornamos a embarcação mais veloz e maior. Claro, o secretário, ou os secretários, tinham seus méritos e eram fundamentais no cumprimento das tarefas da embarcação, onde o comandante dava a direção e todos executavam. Dois comandos geram disputas, racham a tripulação. Era necessário restabelecer a ordem.
          Eu fui pro sacrifício, era ciente de meu potencial, mas não poderia jogar tudo fora por uma disputa de comando, era muito pra mim me rebaixar, ser menor, me apequenar para disputar uma coisa que já era minha de direito, afinal, o rumo que a embarcação estava tomando, foi projetada e configurada assim como o engajamento de todos que estavam a bordo, desde  muito tempo atrás, criar uma tripulação que vislumbre o resultado, acredite no comando, aceite o corte de arestas e imperfeições, dá e deu muito trabalho, foram anos de dedicação e condução para que as pessoas envolvidas lhe dessem respeito e confiança que você as levaria para o destino certo e promissor. Não era justo comigo naquele momento que o comando me fosse subtraído, ou sequer dividido.
           O meu sacrifício seria uma nova missão, fazer parte de uma nova embarcação, mas não como comandante e sim comandado, afinal, minha crença como disse acima não acredita em duplo comando. Mas poderia ajudar meu novo comandante, sendo um de seus melhores tripulantes. Mas o destino não quis, o sacrifício foi em vão pra mim, mas uma coisa me orgulharia, que a minha visão estava correta, o barco não precisava da vela, a vela sim precisa do barco e o barco somente do comandante, pode ter a vela, mas vai precisar também do vento e do comando, sempre. A minha tripulação junto com o novo comandante, agora sozinho, seguia seu rumo.
          Portanto, fica uma dica, se você está entrando para comandar uma embarcação, respeite sua tripulação e lhes faça acreditar e confiar que os levará para o destino certo, se estiver entrando onde já tem um comandante, não queira dividir ou subtrair seu comando, não se consegue comandar uma embarcação a quatro mãos, só há um timão, se este for o caso, exija a saída do comandante anterior para que você possa assumir o controle, se este não for o caso, se submeta ao comandante e tente ajuda-lo, sem querer fazer motim, pois isso pode levar a embarcação a perder o rumo ou o comandante atual, deixar a embarcação.
          A minha embarcação seguiu seu rumo, pelo menos por enquanto segue o destino, mas vejo que o comandante ainda usa da minha cartilha e de minha tripulação.... mas quando o destino mudar e a tripulação mudar, qual cartilha ele vai usar? Espero encontrar uma nova embarcação para comandar, meu sacrifício foi em vão pra mim.

Fernando Antunes.

Nenhum comentário: